A pergunta que não quer calar: afinal, por que criar um blog para o site da minha empresa? Como ele ajuda – de fato – no processo de captação de clientes ou no crescimento do negócio como um todo?

Abaixo, vou trazer respostas para essa e outras dúvidas comuns a quem ainda não conhece bem o poder que o Marketing de Conteúdo tem e nem como ele pode transformar completamente a forma de captação de novos contatos e interessados na marca. Confira!

Por que criar um blog?

Não vou me estender na introdução ser o mais direta possível: por que criar um blog? Ele vai ajudar na hora de captar clientes?

A resposta é sim!

Pense em quantas empresas hoje possuem um blog em seus sites – isso não acontece à toa. Não precisei pesquisar muito para encontrar exemplos famosos, como a Tech Mundo e a Shopee, ambas marcas que utilizam o blog como uma das estratégias de marketing online.

Nos últimos anos, muito se falou sobre as redes sociais e como elas impactam no crescimento de uma empresa. Ok, ainda há muito o que se fazer em redes como o Facebook e o Instagram e elas são inegavelmente incríveis para a divulgação do seu negócio.

Mas, hoje, quem manda e desmanda na internet e é capaz de fazer o seu produto ou serviço ser encontrado é o todo-poderoso Google.

É através dele que procuramos receitas, lojas, informações e até o endereço de onde precisamos ir. Tudo agora passa pelo filtro do Google, mesmo quando não estamos realmente cientes disso.

Ou seja, quando um potencial cliente da sua empresa quer descobrir onde encontrar produtos ou serviços parecidos com o seu, provavelmente o primeiro passo dele será utilizar o buscador com uma palavra-chave. E, sorte sua se os primeiros resultados forem o do seu site!

A importância do Blog para o SEO

Expliquei acima como o Google impacta nas suas chances de fechar vendas. Mas, onde o blog entra nisso tudo? Não basta ter um site e deixar que a sorte faça o resto?

Não é bem assim. Sabe-se hoje que o blog é uma das ferramentas mais eficientes para fazer com que o seu site chegue ao topo do Google – eu vou falar sobre o SEO de uma forma mais específica em outro post.

Hoje, o que quero explicar é como ter um blog faz diferença em um site – e a prova disso está em milhares e milhares de empresas que já começaram a investir em mão-de-obra qualificada para esse trabalho, seja na parte de programação para a instalação de uma plataforma, seja no design ou seja na hora de contratar um redator experiente.

Mais do que pagar anúncios, mais do que impulsionar as redes sociais: o blog é uma maneira de criar autoridade a longo prazo e garantir que haja retorno de um investimento que se resume ao pagamento de bons profissionais, especializados em escrever bons conteúdos.

Conteúdo importa muito!

“Ok, basta criar um blog, copiar um conteúdo já produzido ou fazer postagens pequenas e sem embasamento para que o meu site chegue ao topo do Google, certo?”

Se fosse tão simples, não haveria tantos cursos e palestras ensinando como fazer de um blog algo realmente relevante para um negócio!

Sem entrar no mérito do SEO técnico – como escolha de palavras-chave, imagens, programação e etc – preciso falar da mais importante e, infelizmente, da mais subestimada das estratégias: o conteúdo de qualidade.

Veja, o Google tem um princípio básico e que norteia todas as suas escolhas. Ele nasceu para garantir ao usuário a melhor resposta para a sua pergunta. Ou seja, não importa qual palavra-chave foi usada ao fazer sua busca, o que importa é que ele se depare com sites e blogs capazes de solucionar aquele problema.

Logo, o seu conteúdo precisa ser totalmente estruturado para isso. Vou dar um exemplo:

  • Você tem uma contabilidade e o seu potencial cliente é um médico que deseja deixar de ser Pessoa Física e migrar para Pessoa Jurídica.

Nesse caso, qual seria o conteúdo mais adequado do seu blog? Um bom exemplo seria a resposta de como o médico pode realizar esse processo de migração, além de diversas outras dúvidas que ele possa ter sobre o assunto.

Quando o seu cliente buscar no Google algo relacionado a isso e encontrar em seu conteúdo informações úteis, verdadeiras e profissionais, ele pode perceber que irá precisar dos seus serviços – e agora já tem confiança de que sua empresa é a certa para isso.

A mesma lógica vale para o contrário: seguindo nosso exemplo, se o médico encontrar o seu site por causa de algum anúncio ou palavra-chave bem posicionada, mas o seu conteúdo estiver raso, pouco explicativo e com erros de português, quais são as chances dele te procurar para fechar negócio?

Mais do que atrair pessoas para o seu site, o conteúdo deve ser pensado de forma com que ele jamais prejudique a imagem da sua empresa.

E é nesse momento que contratar um redator experiente se faz necessário. Um trabalho em conjunto entre o profissional de redação e o responsável pela empresa garantirá um conteúdo que faça sentido ao público-alvo e que traga mais do que visitantes, e sim leads qualificados e prontos para fechar a venda ou um novo contrato.

Frequência de conteúdo e tamanho dos textos

Nos próximos posts, pretendo colocar aqui algumas informações sobre o tamanho dos textos, o que diz o SEO sobre esse assunto e detalhes sobre quanto é preciso publicar por semana para ter algum resultado.

Mas, nesse momento quero explicar que existe uma regrinha importante sobre esse assunto. Vamos entender:

  • O conteúdo precisa responder a dúvida do seu usuário. Logo, se ele for curto demais, o Google pode não enxergar naquele post a melhor opção para a busca.
  • Por isso, eu sempre aconselho meus clientes a trabalharem com o mínimo de 1000 palavras por artigo e uma frequência mínima de uma vez por semana.
  • Mas, como sugestão ideal, eu sempre indico o mínimo de 1500 palavras em uma frequência de duas vezes na semana.

É comum que empresários me procurem para dizer que o investimento ideal esteja ainda fora do alcance deles, seja porque agora há outras prioridades ou porque ainda existam dúvidas sobre a importância do conteúdo para um site.

Nesse tipo de contexto, acredito que a melhor solução seja sempre manter a coerência. Não é possível pagar por conteúdos grandes, duas vezes por semana? Opte por conteúdos menores – de 1000 palavras – ao menos uma vez por semana.

Mais essencial do que começar com grandes volumes de textos, é manter a frequência e aumentar conforme as possibilidades.

A única coisa que uma empresa não pode fazer para economizar é deixar de pagar um redator para copiar textos na internet e replicar. Lembre-se: o Google pode punir o seu site por plágio e toda a sua estratégia desaparecerá em segundos.

Vale a pena ter um redator de confiança, que sabe dos males que uma cópia (mesmo que parcial) pode trazer, mesmo que o volume de textos seja menor no início.

O tempo que o blog demora para trazer resultados

Temos que diferenciar os objetivos sempre quando pensarmos nesse assunto.

  • Por que criar um blog se você for uma empresa de prestação de serviços: Porque o seu público é específico e porque o blog pode ajudar a médio e longo prazo a fechar mais contratos, além de ajudar a criar autoridade.
  • Por que criar um blog se você quiser vender um produto online: Nesse caso, o blog é mais do que essencial, embora as estratégias sejam diferenciadas. Mesmo assim, o blog será o combustível para atrair o maior número de pessoas para o site.

Veja que os casos diferem entre si. Vou explicar: uma empresa que tem a meta de 10 vendas fechadas no mês precisa de menos visitantes no blog do que um e-commerce que precisa de milhares de vendas, certo?

Em ambas situações, o blog é essencial e tem um prazo para começar a trazer resultados. Porém, na segunda opção, onde cada clique é importante, o trabalho depende não só do redator, mas de um profissional de SEO que possa reprogramar o site, excluir erros e garantir que haja uma boa experiência de compra.

Já para o empresário que precisa aumentar o número de contratos fechados, o que mais importa não é exatamente quantas pessoas acessaram, mas sim se essas pessoas são qualificadas – e se procuram os seus serviços.

Conclusões

Queria fechar esse texto explicando que o trabalho do redator será sempre medido a longo prazo. Além disso, nós precisamos trabalhar em um terreno fértil, em um site bem construído, sem erros de páginas e com um design agradável.

Ou seja, os conteúdos de qualidade no blog + um site funcional + possíveis anúncios = mais clientes e melhora da posição do site no Google.

Se você queria saber por que criar um blog, acredito que chegou até o fim desse texto compreendendo um pouco melhor como ele faz parte de uma engrenagem que hoje move empresas e faz com que elas cresçam cada vez mais.

Gostou das minhas dicas e quer saber mais sobre o meu trabalho? Veja na minha página e entre em contato para maiores informações!