Produzir conteúdo para sites não é uma tarefa tão simples quanto muitas pessoas imaginam. Na realidade, vou reformular: produzir conteúdo de qualidade não é tão simples quanto as pessoas imaginam!

O conteúdo para a internet tem uma série de regras, que vão desde as técnicas de SEO até a linguagem e a forma como escrevemos. Não basta ser um bom escritor, é preciso ser um bom produtor de conteúdo web – e essas duas profissões são totalmente diferentes! 

Hoje trouxe algumas informações relevantes para quem está começando a produzir conteúdo online e também para quem busca contratar redatores – e não sabe muito bem o que exigir deles. Senta porque tem muita informação!

Por que produzir conteúdo para sites?

Vamos primeiro ao conceito: para que eu vou criar conteúdo para sites? Ou melhor, por que o meu site precisa de conteúdo? 

Eu já falei sobre o assunto em um texto no blog, aqui. Mas vale sempre ressaltar: conteúdo é e sempre será uma das principais estratégias de marketing digital. 

Se existe o desejo de atrair mais clientes para o site e, consequentemente, mais vendas para sua empresa, o conteúdo deve ser tratado como prioridade. 

Por quê? Simplesmente porque é ele quem atrai e é também ele quem pode ou não converter seus leads em clientes. 

Ficou complicado? Vamos lá:

  • Leads: De maneira bem resumida e simples, são todos aqueles potenciais clientes, as pessoas que visitam o seu site e podem ou não comprar o seu produto/serviço.  

Agora, vamos supor que você investiu R$2000,000 em anúncios para o Google e que esses anúncios estão resultando em centenas de pessoas visitando o seu site. Ótimo, certo?

Bem, isso depende! Se todas essas pessoas entrarem em seu site e encontrarem um conteúdo ruim, mal feito e que não agrega em nada, quais são as chances delas fecharem uma venda? 

Os textos para blog atraem clientes?

Agora, como eu sempre tento explicar aqui no blog é que o marketing de conteúdo e o marketing digital dependem de várias estratégias aplicadas juntas. 

O texto para blog atrai cliente? Sim, claro! A ideia de ter um blog é fazer com que ele possa atrair, organicamente, pessoas para o seu site. 

E como orgânico, estamos falando de tudo que chega até você sem que seja preciso pagar por isso, ou seja, quem pesquisa algo no Google e clica no seu site de maneira gratuita, não por anúncio. 

Mas é importante frisar que esse processo orgânico é longo e demorado. Ninguém vai criar um blog e vender muito sem que haja outras estratégias no plano de fundo. 

E, ao mesmo tempo, um anúncio que não redireciona a nada também se torna desnecessário. 

Em resumo, é um conjunto de estratégias que atrai pessoas para o seu site – e, melhor, que faz com que elas comprem de você! 

Conteúdo para sites não é só blog!

Agora que eu falei do blog, que considero uma estratégia imprescindível para qualquer pessoa que deseja começar a atrair clientes pela internet, tenho que ressaltar algo importante: o conteúdo do seu site não se resume ao blog!

Vou dar um exemplo: você tem uma empresa de consultoria e decide que vai migrar seus esforços de publicidade para a internet. 

O blog, apesar de muito importante, é o passo final para isso. Antes, é preciso fazer um bom conteúdo institucional. Ou seja, a sua página de “Home”, “Quem somos”, “Serviços”… Tudo precisa estar bem alinhado para que o cliente entre no seu site e encontre tudo que precisa. O blog virá para somar e fazer o papel de atrair os visitantes – mas provavelmente, quem irá vender o seu produto ou serviço será o restante do site. 

A linguagem ideal

Outro ponto importante que eu preciso comentar antes de finalizar este texto é sobre a linguagem. É muito comum que os clientes desejem textos pomposos, cheios de palavras difíceis e parecidos com o que eles estão acostumados a lidar. 

Vamos pegar como exemplo um advogado: é claro que o conteúdo do seu site será mais formal, mas é preciso considerar para quem ele será direcionado. 

Supondo que esse advogado queira atrair para o site pessoas em busca de um profissional para fazer seu divórcio. O conteúdo precisa ser claro, direto, objetivo e, principal, entendível por qualquer um que o leia. 

Para ficar mais simples de gravar a ideia, lembre-se de ajudar o seu usuário, responder a dúvida dele e fazer com que ele saia do site com mais clareza do que entrou – e não com mais dúvidas. 

SEO é importante mas não é tudo

Como última dica, vou falar um pouco sobre o SEO. Lemos muito na internet o quanto ele é importante e impacta na sua estratégia – tudo isso é verdade e precisamos sempre levar em consideração o que aprendemos com os algoritmos. 

Mas o SEO não é tudo. Se focarmos nosso texto apenas no que as regras de SEO dizem, vamos acabar com uma postagem mecânica, sem personalidade e que não ajuda o usuário.

Mais do que focar em quantas palavras-chave o texto possui e qual o H1, H2 e H3 do artigo, precisamos nos perguntar: estou sendo relevante para o meu leitor? O texto é simples, fácil de ler e de compreender? 

Uma boa dica para evitar cair no excesso de SEO é produzir o texto e depois ajustar a parte técnica. Funciona! 

Além disso, depois que estudamos sobre a linguagem web e suas regrinhas, a parte de SEO acaba sendo automática. E é válido lembrar: tudo que o Google lança de atualização tem o objetivo de garantir que apenas textos relevantes cheguem aos seus usuários.

Por isso é muito comum vermos na primeira página um texto totalmente desprovido de técnicas SEO – ele tinha relevância acima de tudo. Se unirmos as técnicas com esse conceito, o sucesso é garantido! 

Concluindo…

Se você chegou até aqui porque quer criar conteúdo para sites ou porque precisa de conteúdo para o seu site, espero ter conseguido dar algumas dicas. Resumindo:

  • Pense no institucional do seu site antes mesmo de partir para o blog. 
  • Fale com o seu potencial cliente e responda a dúvida do usuário.
  • Estude SEO mas não se prenda muito a ele. 
  • Lembre-se sempre que o seu conteúdo é o espelho da sua empresa. Se ele for ruim, será assim que você será visto, mesmo que seus serviços sejam incríveis. 

Se precisar de uma redatora para trabalhar no conteúdo do seu site, entre em contato comigo!